O Fórmula E-CACTUS é um projeto de extensão da UFERSA Mossoró que engloba os cursos de engenharia elétrica, engenharia mecânica e ciência e tecnologia. Desde sua criação em 2019 a equipe vem projetando e desenvolvendo um veiculo do tipo fórmula SAE elétrico para então participar das competições realizadas pela SAE Brasil.
Devido a excelente infraestrutura de laboratórios presente na UFERSA o E-CACTUS detém uma liberdade maior no desenvolvimento de peças, pois devido a localização a obtenção de peças e materiais para um carro elétrico é bem dificultosa. Não a toa somos a única equipe em todo o Rio Grande do Norte e a terceira em todo o Nordeste.
E devido a essa autonomia da equipe, em 2023 após um contato com o Grupo Yamaha Brasil o mesmo decidiu nos ouvir e ficou muito interessado em apoiar a equipe, pois observou que diferente da maioria das equipes, nós que manufaturávamos boa parte de nossas peças. E após quase um ano de tratamento burocrático, no dia 10 de junho de 2024, o Fórmula E-CACTUS se tornou a primeira equipe de fórmula SAE elétrica a ser patrocinada oficialmente pelo grupo Yamaha Brasil. Esperamos que essa parceria seja duradoura, pois ser reconhecido pela Yamaha é um grande feito e muito gratificante para uma equipe nova como a nossa.
Sobre a SAE:
A SAE (Society of Automotive Engineers), fundada em 1905 por Henry Ford, Thomas Edison, Orville Wright, entre outros. É uma das principais fontes de normas e padrões relativas aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, congregando 138 mil engenheiros, técnicos e especialistas de veículos comerciais e indústrias, distribuídos em mais de 100 países. No Brasil a SAE veio surgir em 1991 quando executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade face ao processo de globalização, tiveram a iniciativa de criar no país uma filiada da SAE INTERNACIONAL.
Sobre a Competição:
A competição de fórmula SAE teve início nos Estados Unidos em 1981, substituindo uma versão anterior chamada Mini-Indy, alavancada pela carência de engenheiros especializados em veículos de alta performance. Foi impulsionada pelas três grandes montadoras americanas, General Motors, Ford e Chrysler, que viram nessa competição uma oportunidade única de garimpar novos engenheiros para suas equipes.
No Brasil a 1ª competição do Fórmula SAE ocorreu no ano de 2004 com a categoria a combustão, e em 2012 tivemos a primeira competição com carros elétricos. Atualmente a competição acontece na Austrália, Itália, Inglaterra, Alemanha, Brasil e Estados Unidos, onde são reunidas as melhores equipes de cada país.
A competição acontece da seguinte forma, por um período de três dias, ocorrem testes estáticos e dinâmicos com os carros, com o objetivo de avaliar o desempenho de cada projeto na pista. Além disso, as equipes apresentam suas propostas técnicas, incluindo detalhes sobre o projeto, custos e também uma apresentação de marketing.
Meses antes da competição, os estudantes enviam para o comitê organizador relatórios de custos, estrutura, atenuador de impacto e projeto. Os relatórios são avaliados por engenheiros especialistas, e já valem como a primeira parte da avaliação dos protótipos.
Já durante a competição, nas provas estáticas, as equipes devem demonstrar mais detalhadamente se o carro apresentado no projeto equivale com o apresentado no evento. As provas dinâmicas são realizadas no segundo dia do evento. Todas as provas são pontuadas de maneiras diferentes, de maneira a garantir que o melhor conjunto de projeto e carro vença a competição.
Para saber mais sobre as novidades do projeto E-CACTUS, siga-os nas redes sociais ou entre em contato através do e-mail institucional:
Instagram: @formulaecactus
E-mail: formulaecactus@ufersa.edu.br