Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia Elétrica

Resumo: O objetivo principal deste projeto é disseminar os conceitos do uso racional e eficiente de energia na comunidade externa (escolas públicas, privadas, institutos, público externo em geral, outros), bem como na própria comunidade universitária da UFERSA. Durante o período de realização do projeto são oferecidos minicursos e palestras na área de conservação de energia elétrica, uso eficiente de energia e de equipamentos elétricos, métodos de análise de sistemas de energia elétrica, técnicas de instalação de equipamentos elétricos e de projetos elétricos residenciais simples. Estes minicursos são oferecidos aos estudantes da UFERSA e a estudantes do ensino médio de colégios de Mossoró e região. Além disso, são analisados os equipamentos elétricos utilizados na UFERSA, seu consumo de energia, o impacto no consumo global de energia elétrica da UFERSA, e a previsão de aumento na carga de energia elétrica.

Coordenador(a): FABIANA KARLA DE OLIVEIRA MARTINS VARELLA (contato)
Vice-Coordenador(a): EDNARDO PEREIRA DA ROCHA (contato)

Saiba mais:
https://www.instagram.com/eficienciaufersa/

  • Título: Programa de Educação Tutorial (PET) (desde 2013)

 Resumo: O Programa de Educação Tutorial (PET Mecânica & Elétrica) iniciou suas atividades em 2013 e realiza um trabalho voltado para promoção de ciclos de palestras e visitas técnicas. O programa tem por objetivos: conhecer a atuação profissional do Engenheiro Mecânico e do Engenheiro Eletricista, abordar novos conhecimentos nas áreas dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica no que diz respeito às diversas áreas de atuação dos profissionais egressos destes cursos, bem como, abordar temas de formação social e humana que são complementares à formação profissional, promover o debate e a reflexão sobre a atuação desses engenheiros no mercado de trabalho e na sociedade.

Coordenador(a): FRANCISCO EDSON NOGUEIRA FRAGA
Vice-Coordenador(a):
IDALMIR DE SOUZA QUEIROZ JÚNIOR (contato)

Saiba mais:
https://www.instagram.com/petmecenerg/

Resumo: A Empresa Júnior é uma associação sem fins lucrativos que visa o desenvolvimento educacional dos alunos do ensino superior, contando com o suporte da instituição para com os integrantes de forma que estes prestem serviços a micro e pequenas empresas. Desta forma, é promovido desenvolvimento de uma visão empreendedora bem como, contribuir para a qualificação dos discentes frente ao mercado de trabalho. Além disso, o movimento empresa júnior busca criar empresários juniores diferenciados e qualificados por meio de uma visão capaz de mudar o país, aplicando os conhecimentos de cada um independente da sua área de atuação. Assim, a instituição ganha reconhecimento perante a pequenos, médios e grandes empresários da região através serviços prestados por estas empresas juniores. As atividades ocorrerão mediante a prestação de serviços de consultoria e projetos para a empresas e pessoas físicas, promovendo aos alunos o conhecimento prático do conteúdo estudado na universidade, transformando a aprendizagem mais dinâmica e com o acréscimo de uma característica empreendedora capaz de movimentar a economia do país.

Coordenador(a): ANDRÉ PEDRO FERNANDES NETO

Saiba mais:
https://www.instagram.com/sinergyjr/

Resumo: O projeto visa proporcionar a discentes dos cursos de engenharia da UFERSA o aprendizado dos processos envolvidos no projeto e manufatura de um veículo com propulsão elétrica. Além disso, o projeto visa atuar junto a professores de escolas públicas e privadas da cidade para informar sobre o projeto e tomar essa tecnologia próxima da realidade dos alunos. Serão fornecidos cursos simplificados sobre desenvolvimento de carros elétricos enfatizando questões como tecnologias de baterias, motores elétricos, autonomia etc., além de cursos sobre o sistema de bordo e a eletrônica embarcada. Os componentes da equipe serão responsáveis por especificar todos os sistemas necessários ao funcionamento do carro que incluem o projeto mecânico, a especificação do trem de força, dos sistemas internos de controle, etc. Uma vez com o projeto pronto, o protótipo do veículo será feito, de modo que ao fim do projeto um carro elétrico protótipo esteja em pleno funcionamento. Com o protótipo pronto ele poderá ser inscrito em competições com veículos semelhantes desenvolvidos por outras universidades.

Coordenador(a): OLYMPIO CIPRIANO DA SILVA FILHO (contato)
Vice-Coordenador(a): VICTOR DE PAULA BRANDÃO AGUIAR (contato)

Saiba mais:
https://www.instagram.com/formulaecactus/

Resumo: Este projeto de extensão visa a formalização do ramo estudantil do IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) perante a Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Os membros e voluntários estudantis deverão desenvolver atividades técnicas e não técnicas que agreguem valor ao curso, à comunidade, à universidade e ao IEEE, permitindo o aumento da qualidade de vida de projetos humanitários direcionados, e o aumento do interesse dos jovens pelas ciências exatas de modo interdisciplinar, além de agregar valor ao perfil profissional e pessoal dos participantes. Dentro dessas atividades podem ser citadas: criação de minicursos, workshops, webinars, congressos, visitas técnicas, pesquisas pontuais, atividades humanitárias, ações com estudantes da rede pública e privada, publicação em congressos internacionais, entre outros.

Coordenador(a): VICTOR DE PAULA BRANDÃO (contato)

Saiba mais:
https://www.instagram.com/ieee.ufersa/

Resumo: Os sistemas eletrônicos embarcados estão presentes em todo lugar e são amplamente usados em diversas áreas, como industrial, espacial, automotiva, médica, e etc. Sistemas embarcados envolvem a eletrônica, a automação, a informática e a mecânica e são desenvolvidos integrando hardware e software. Este projeto pretende dar formação básica para estudantes poderem iniciar a profissão na área de sistemas embarcados.

Coordenador(a): IDALMIR DE SOUZA QUEIROZ JÚNIOR (contato)
Vice-Coordenador(a): FRANCISCO EDSON NOGUEIRA FRAGA

Resumo: No início do ano de 2020, devido a uma pandemia de SARS COVID-19, ouve uma quarentena nas IES fazendo com que as aulas presenciais se tornassem inviáveis, bem como todas as atividades acadêmicas presenciais. Com isso muitos trabalhos, muitos projetos e diversas atividades foram comprometidas. Isso propiciou uma modalidade de ensino remoto em que a Universidade brasileira tradicionalmente relegava apenas às EADs. Neste cenário, professores, alunos, pesquisadores, extensionistas, etc, tiveram que se adaptar buscando formas criativas de atuar. Uma maneira muito interessante de atingir ao público acadêmico, que está levando uma vida muito atribulada devido às diversas atividades remotas e algumas presenciais, é através das ferramentas de áudio-visual fornecidas, ou seja, Youtube, WhatsApp, Instagram, etc. Uma dessas ferramentas é o podcast. Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming, que conta com a vantagem de ser escutado sob demanda, quando o usuário desejar. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização, e costuma abordar um assunto específico para construir uma audiência fiel. O PET Mecânica&Energia iniciará seu podcast com conteúdos acadêmicos para que os estudantes e profissionais das Engenharias Mecânica, Elétrica e Ciência e Tecnologia possam se atualizar ouvindo um áudio, enquanto realizam outras atividades que não exijam tanta atenção e que permitam que um áudio possa ser ouvido de forma segura.

Coordenador(a): IDALMIR DE SOUZA QUEIROZ JÚNIOR (contato)
Vice-Coordenador(a): FRANCISCO EDSON NOGUEIRA FRAGA

Resumo: Os cursos de engenharia elétrica possuem muitos conteúdos teóricos, e não raro, atividades práticas insuficientes em seus laboratórios. Isto torna nossos cursos deficientes na formação dos engenheiros eletricistas. As novas diretrizes curriculares exigem que isso seja corrigido. Com este projeto se pretende que nossos futuros engenheiros tenham mais práticas aproximando-os do mercado de trabalho como esta formação complementar. Tem-se como objetivo difundir técnicas e ferramentas práticas para aprofundamento do conhecimento necessário aos engenheiros, técnicos e estudantes interessados. Este projeto pretende aproveitar os diversos conhecimentos práticos dos estudantes de Engenharia Elétrica da UFERSA para disseminar a outros alunos do mesmo curso, e para estudantes do ensino médio público. O objetivo principal é capacitar e desenvolver os estudantes de Engenharia Elétrica, minimizando a deficiência que os estudantes possuem.

Coordenador(a): IDALMIR DE SOUZA QUEIROZ JÚNIOR (contato)
Vice-Coordenador(a): ELIAS SAMUEL SOARES CEZÁRIO

Saiba mais:
https://www.instagram.com/projetotemple2.0

Resumo: O proposto projeto de extensão tem como objetivo a formalização do capítulo estudantil do IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers), intitulado de “ Capítulo Estudantil sobre Teoria e Técnicas de Microondas” , IEEE/MTTS/UFERSA , perante a Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A fundação do Capítulo IEEE/MTTS/UFERSA já encontra-se oficializado via instituto IEEE. O Instituto é responsável por um alto volume de publicação científica nas áreas de Tecnologia, Engenharia Elétrica e Computação. Os membros do IEEE inspiram a comunidade global através de publicações, citações, normatizações tecnológicas, além de atividades profissionais e educacionais. A missão do capítulo é promover o conhecimento científico e tecnológico em estudos e técnicas aplicadas à microondas, proporcionando oportunidades para uma formação profissional qualificada impactando positivamente os membros e a comunidade. O capítulo fornece aos membros da sociedade a oportunidade de conhecer e aprender com outros membros IEEE. Um capítulo ativo pode ser um dos elementos mais positivos de ser um membro IEEE, oferecendo programas, atividades, networking profissional, eventos especiais, conferências, etc. Fornece oportunidades valiosas de networking a nível local, permitindo tanto um crescimento pessoal como profissional.

Coordenador(a): HUMBERTO DIONÍSIO DE ANDRADE (contato)
Vice-Coordenador(a): SAMANTA MESQUITA DE HOLANDA (contato)

Saiba mais:
https://www.instagram.com/ieee.mtts.ufersa

Resumo: A divulgação responsável de atividades desenvolvidas por qualquer Universidade ou camadas sociais possui grande destaque em diferentes trabalhos, já que o desenvolvimento das tecnologias de interação social e principalmente o marketing digital traz uma necessidade cada vez maior de ações de visibilidade. Esta ação objetiva a divulgação do curso de Engenharia Elétrica perante a sociedade e a integração do curso em diferentes áreas de pesquisa, além de firmar parcerias com estas áreas mencionadas. Dessa forma, se espera estreitar os laços entre os cursos e empresas, com possibilidade de parceria de estágios, desenvolvimento de projetos e ações.
.

Coordenador(a): ISAAC BARROS TAVARES DA SILVA (contato)
Vice-Coordenador(a): SAMANTA MESQUITA DE HOLANDA (contato)

Saiba mais:
https://www.instagram.com/engeletrica.emfoco

Resumo: As energias renováveis são cada vez mais relevantes no contexto da economia mundial. Elas incluem fontes de energia limpas e sustentáveis, como a solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica e biomassa. A crescente demanda por energia, juntamente com a preocupação crescente com a sustentabilidade ambiental, tem levado muitos países a investir em energias renováveis. Isso inclui a implementação de políticas públicas que incentivam ouso dessas fontes de energia, bem como o desenvolvimento de tecnologias para torná-las mais acessíveis e eficientes. As energias renováveis também têm um impacto significativo na economia mundial. Elas geram empregos e estimulam o crescimento econômico em setores como a fabricação de equipamentos e sistemas de energia renovável. Além disso, essas fontes de energia ajudam a reduzir a dependência de fontes não renováveis de energia, o que pode proteger os países contra a volatilidade dos preços do petróleo e do gás natural. Embora a transição para as energias renováveis apresente alguns desafios, como a necessidade de modernizar a infraestrutura e enfrentar a resistência de setores econômicos tradicionais, muitos países estão comprometidos em alcançar a transição energética e atingir as metas climáticas globais.
A energia solar é a principal fonte de geração distribuída no país, representando mais de 99% da capacidade instalada até o final de 2021. A evolução da energia solar na geração distribuída brasileira pode ser atribuída a uma série de fatores, incluindo a queda nos preços dos equipamentos, a ampliação do acesso ao crédito e o aumento da conscientização sobre os benefícios ambientais e econômicos da tecnologia.
De acordo com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a capacidade instalada de geração distribuída solar no Brasil cresceu de 23,8 MW em 2015 para mais de 9,5 GW em dezembro de 2021, um aumento de mais de 39.900%. Além disso, o número de sistemas de geração distribuída solar conectados à rede elétrica cresceu de cerca de 2.500 em 2015 para mais de 1,3 milhão em dezembro de 2021.
A geração distribuída solar tem se mostrado uma alternativa cada vez mais viável para os consumidores que desejam reduzir seus custos com energia elétrica e contribuir para a sustentabilidade ambiental. Além disso, ela tem um impacto significativo na economia, gerando empregos e estimulando o desenvolvimento de tecnologias e serviços relacionados.
Nesse contexto, foi lançada a Chamada Pública de adesão à Linha de Fomento Qualifica Mais EnergIFE, objetivando selecionar Instituições da Rede Federal de Educação para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis com carga horária de 200h, em que os quatro campi da UFERSA foram contemplados com vagas. A iniciativa atende aos objetivos do Programa EnergIFE, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), que tem como um de seus focos, a ampliação da oferta de cursos formação de profissionais na área. A linha de fomento Qualifica Mais EnergIFE será executada por meio da Bolsa Formação, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), disciplinado pela Lei nº12.513/2011, e regulamentado pela Portaria nº 1.042, de 21 de dezembro de 2021, e pela Resolução FNDE nº04/2013.

Coordenador(a): EDNARDO PEREIRA DA ROCHA (contato)
Vice-Coordenadores: FABRÍCIO JOSÉ NÓBREGA CAVALCANTE e DANIEL CARLOS DE CARVALHO CRISÓSTOMO

 

Resumo: Este projeto de extensão visa a abertura e continuidade do Capítulo Estudantil PES (Power And Energy Society) vinculado ao Ramo Estudantil IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) perante a Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Atualmente, já há uma fundação oficializada pelo IEEE do Ramo Estudantil (RE) na instituição e também do Capítulo Estudantil (CE) PES. Os membros e voluntários estudantes deverão desenvolver atividades técnicas e não técnicas que agreguem valor ao curso, à comunidade, à universidade e ao IEEE, permitindo o aumento da qualidade de vida de projetos humanitários direcionados, e o aumento do interesse dos jovens pelas ciências exatas de modo interdisciplinar, tanto da instituição, quanto de fora da instituição UFERSA [1], além de agregar valor ao perfil profissional e pessoal dos participantes do CE. Dentro dessas atividades podem ser citadas: criação de minicursos, workshops, webinars, congressos, visitas técnicas, pesquisas pontuais, atividades humanitárias, ações com estudantes da rede pública e privada e alunos de outras IFES, publicação em congressos internacionais, entre outros.
.

Coordenador(a): MELINDA CESIANARA SILVA DA CRUZ (contato)
Vice-Coordenador(a): VICTOR DE PAULA BRANDÃO AGUIAR (contato)

Saiba mais:
https://www.instagram.com/ieee.pes.ufersa/

 

Resumo: Este projeto de extensão visa a consolidação do Grupo de Afinidade WiE do Ramo Estudantil IEEE UFERSA Mossoró. O projeto visa a criação proativa de atividades associadas à temática do grupo alinhados aos interesses dos discentes e docentes participantes do grupo, e do IEEE. Para tanto, o grupo buscará a geração e disseminação de conhecimento da área de STEM: atraindo o interesse de pré-universitárias para seguir carreira no setor; estreitando laços com o mercado de trabalho; e criando materiais gratuitos e de fácil acesso para interessados. As metas semanais estão focadas na produção de materiais audiovisuais, simulações em software, prototipagem de equipamentos, capacitações das meninas de escola pública e particular do ensino fundamental e médio e reuniões com outros Grupos de Afinidade WiE e Capítulos Estudantis de outras universidades das mais diversas áreas.
.

Coordenador(a): SAMANTA MESQUITA DE HOLANDA (contato)
Vice-Coordenador(a): MONICA RODRIGUES DE OLIVEIRA

Saiba mais:
https://www.instagram.com/ieee.wie.ufersa/

4 de dezembro de 2021. Visualizações: 3252. Última modificação: 04/08/2024 19:42:39