MTT-S na UFERSA: Carreira e Oportunidades para Jovens Profissionais

Estudante, Eventos, Extensão, Pesquisa 22 de julho de 2024. Visualizações: 33. Última modificação: 26/07/2024 20:55:51

Participe da palestra ministrada pelo embaixador do MTT-S na América Latina, Glauco Fontgalland, e saiba como jovens profissionais podem desenvolver sua carreira profissional a nível internacional.

O IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para o benefício da humanidade. Nossa missão é promover a inovação tecnológica e a excelência para melhorar a vida das pessoas. Com mais de 13.500 membros, a sociedade MTT-S (Microwave Theory and Technology Society), pertencente a IEEE, endossa a declaração de diversidade e inclusão da organização, por meio do compromisso em criar uma cultura inclusiva e equitativa que acolhe e valoriza todos os contribuintes, independentemente de raça, religião, gênero, deficiência, idade, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero ou expressão de gênero.

Nesta palestra, intitulada como “Fortalecendo a Comunidade MTT-S: Carreira e Oportunidades para jovens profissionais”, a sociedade MTT-S será apresentada através da estrutura do MTT-S AdCom (Award Comitee) e do Comitê de Diversidade e Inclusão. Abordaremos a importância da inclusão, equidade e diversidade, além de destacar as responsabilidades e oportunidades oferecidas pelo Comitê Administrativo (AdCom). Vamos discutir os benefícios para o desenvolvimento de carreira, como se envolver no MTT-S e as formas de se tornar voluntário. Temas como a escrita de bons artigos científicos e desenvolvimento de carreira serão alguns dos pontos chaves discutidos.

UM POUCO SOBRE O PALESTRANTE

Glauco Fontgalland recebeu os títulos de Bacharel (1989) e Mestre (1993) em Engenharia Elétrica no Brasil, e de Doutor em Eletrônica pelo INPT/ENSEEIHT, França, em 1999, onde sua tese foi indicada para o Prêmio Leopold Scande.

Em 2003, ingressou na UFCG, onde é professor titular. É autor ou coautor de mais de 250 publicações em periódicos e conferências.

Em 2007, foi o PI de um programa de intercâmbio de pesquisa com o ESISAR/INPG e de um programa de bolsas de estudo com o Grenoble-INP (2004-2007).

Durante o inverno de 2007, foi professor convidado do ESISAR/INPG, na França. Presidiu o WSIM’10: RFID trends to the future, patrocinado pelas Seções IEEE França e Nordeste do Brasil, a escola de verão I EscRFID sobre tecnologia RFID para agricultura, saúde e segurança, em 2017, e o IMOC 2021 e o IMOC Industry Talks, evento on-line, em 2022.

De 2010 a 2012 e de 2022 a 2023, foi pesquisador visitante na Universidade Estadual de Ohio (OSU). Ele é professor visitante na Universidade de Mount Union, EUA. Ele é membro do IEEE (MTT-S, AP-S, EMC-S), ACES, SBMO, SBMag, SBMeta e SBMicro. Foi co-recipiente de muitos dos melhores artigos em conferências.

Recebeu o prêmio IEEE Region 9 Latin America Meritorious Service Award, 2024 e o IET Microwave, Antennas & Propagation Outstanding Reviewer, 2019.

Ele é revisor de mais de 30 periódicos científicos (10+ IEEE), ex-capitão da AP-S, Seção R-9 Nordeste do Brasil, Coordenador do MTT-S R-9, Presidente do Comitê Executivo do MTT-S IMOC, Co-Presidentes de Publicidade e Publicações do MTT-S RWW (2019-2023), Membro do Comitê do MTT-S SIGHT (2024 – ),

Embaixador do MTT-S DMI R9 (2023-2024), Membro voluntário do Comitê de Educação (EdCom) do MTT-S (2023-2024), MTT-S P3136 SA WG para uma interface de guia de onda universal para frequências de 60 GHz e acima (2022-2024), membro do AP-S EdCom (2019 – ) e presidente do AP-S Student Design Contest (SDC) (2021-2024).