Engenheiros Eletricistas egressos da UFERSA Mossoró foram aprovados, entre mais de 850 inscritos no Brasil, para o Programa de Residência em Microeletrônica da UFRGS.
A comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Mossoró tem o prazer de parabenizar os Engenheiros Eletricistas Nathan Bezerra Gurgel e Hugo Dias Giló por suas conquistas recentes. Ambos foram aprovados no processo seletivo do Programa de Residência em Microeletrônica – CI Brasil Inovação, na área de Sistemas Analógicos, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O Programa de Residência em Microeletrônica – CI Brasil Inovação é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), coordenada pela Softex em parceria, atualmente, com 8 instituições de ensino superior nacionais de destaque: UFC, UFCG, UnB, Unicamp, USP, UFPR, UFSM e UFRGS. Este programa tem como objetivo suprir a crescente demanda por profissionais qualificados na área de Semicondutores e Microeletrônica.
Oferecendo um total de 250 vagas de residência nas trilhas de Sistemas Digitais e Sistemas Analógicos, o programa proporciona aos participantes uma experiência enriquecedora, com bolsa de estudo e custeio das passagens aéreas para a fase internacional. Além disso, o programa inclui temas de gestão e empreendedorismo, preparando os residentes não apenas para desafios técnicos, mas também para os aspectos administrativos e de inovação do mercado.
Nathan Bezerra Gurgel e Hugo Dias Giló, ambos egressos do curso de Engenharia Elétrica da UFERSA Mossoró, destacaram-se no processo seletivo, evidenciando não apenas seu domínio técnico, mas também seu comprometimento e dedicação aos estudos. Eles foram classificados para participar da residência na trilha de Sistemas Analógicos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Essa conquista não apenas enaltece o potencial dos alunos da UFERSA Mossoró, mas também demonstra a qualidade do ensino oferecido pelo curso de Engenharia Elétrica, preparando os estudantes para desafios acadêmicos e profissionais de alto nível.
Hugo, que acabou de concluir o curso de Engenharia Elétrica, declarou:
“Quando vi o resultado do CI Inovador, fiquei muito feliz. Estou bastante empolgado com o início do programa, pois se trata de uma área extremamente estratégica para o Brasil e bastante interessante. O programa possui um cronograma repleto de conteúdos direcionados, a serem ministrados em instituições brasileiras de ensino renomadas. Além disso, haverá viagens internacionais, participação em feiras com empresas da área e, na última etapa, poderemos acompanhar e colaborar em projetos junto com empresas brasileiras do ramo. Ou seja, o programa proporcionará tanto conhecimentos teóricos de ponta quanto aplicações práticas em projetos, além de um grande networking nacional e internacional.”
Sobre a aprovação, Nathan, declarou:
“Eu não me preparei pra prova, fiz sem pretensão nenhuma de passar, mas o conteúdo da prova é o mínimo que um engenheiro eletricista com foco em dispositivos eletrônicos deveria saber, um bom inglês técnico, entender de funções de transferência com ganho, análise de circuitos e aplicabilidade de dispositivos semicondutores, em especial os MOSFETs. Eu estou contente com a aprovação e imagino que a formação será útil para o meu futuro doutorado.”
Além dessa conquista, Nathan foi recentemente selecionado entre um grupo privilegiado de 40 estudantes ao redor do mundo como embaixador estudantil do IEEE Microwave Theory & Technology Society.
A comunidade acadêmica da UFERSA Mossoró deseja a Nathan Bezerra Gurgel e Hugo Dias Giló muito sucesso em suas jornadas acadêmicas e profissionais. Que esta conquista seja apenas o primeiro passo rumo a uma carreira promissora na área de Microeletrônica.
Para mais informações sobre o Programa de Residência em Microeletrônica – CI Brasil Inovação, acesse o site oficial em https://ciinovador.softex.br/chamada-e-edital/.