O professor doutor Isaac Barros Tavares da Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFERSA campus Mossoró, no período de 25 a 29 de março de 2024, liderou uma importante missão de prospecção de cooperação técnica com a renomada Universidade de Ulster, localizada na Irlanda do Norte. Durante a visita, uma série de atividades foram realizadas visando fortalecer laços acadêmicos e promover intercâmbio científico entre as instituições.
Entre os destaques da visita está a organização, pelo professor da Ulster, Dr. Gabriel Gonçalves Machado, de uma semana de cooperação técnica entre pesquisadores da Ulster e das universidades brasileiras UFERSA e UFPE (Universidade Federal do Pernambuco). Reuniões técnicas foram realizadas para elaboração de propostas de parcerias e submissão de fundos para pesquisa, envolvendo o grupo do Reino Unido e do Brasil.
Além disso, o professor Isaac Barros e os outros pesquisadores tiveram a oportunidade de visitar o Advanced Wireless Technologies Lab (AWTL) e o Northern Ireland Advanced Engineering Center (NIACE), ampliando seus horizontes em termos de tecnologias avançadas.Durante a estada, o grupo brasileiro, composto também pelo Dr. Jorge Antonio de Isasa Araújo e pelo Prof. Dr. Marcos Tavares de Melo, apresentou-se à comunidade acadêmica da Ulster. Houve ainda a apresentação dos grupos de pesquisa do PPGEE, além do seminário “Materials Science in Engineering: An Overview”, ministrados pelo professor Isaac Barros.
Sobre a importância dessa visita para a internacionalização e ampliação das pesquisas realizadas na pós-graduação em engenharia elétrica, o professor Isaac Barros Tavares da Silva declarou:“Esta visita representa um passo significativo no fortalecimento de nossa rede de colaborações internacionais. A troca de conhecimento e experiências com a Universidade de Ulster certamente contribuirá para o avanço de nossas pesquisas e para a formação de nossos alunos, consolidando ainda mais a posição do PPGEE como referência na área de engenharia elétrica.”