Engenharia Elétrica

Imersão Prática: Alunos de Engenharia Elétrica da UFERSA Mossoró Visitam Usina Termoelétrica do Vale do Açu

Ensino, Extensão 11 de abril de 2024. Visualizações: 26. Última modificação: 11/04/2024 08:38:34

Discentes de Engenharia Elétrica da UFERSA vivenciam experiência prática na Termoaçu, explorando inovações e tecnologias emergentes em eficiência energética.

No dia 2 de abril de 2024, sob a supervisão da Professora Dra. Fabiana Karla de Oliveira Martins Varella, os professores Ednardo Pereira da Rocha e Samanta Mesquita de Holanda, assim como os alunos inscritos no curso de Engenharia Elétrica da UFERSA tiveram uma oportunidade única ao participar de uma visita técnica à Usina Termoelétrica do Vale do Açu.

A visita técnica fez parte integrante da disciplina de Técnicas de Conservação e Uso Eficiente de Energia e proporcionou aos estudantes uma imersão prática em diversos aspectos da engenharia.

Durante a visita, os alunos foram expostos a temas como a produção de energia elétrica através da queima do gás natural, com destaque para a cogeração, uma abordagem específica adotada por esta usina, onde a energia térmica é aproveitada para a produção de vapor em alta temperatura, o que se mostra extremamente útil para diversos processos realizados pela Petrobras.

Turma da disciplina de Técnicas de Uso Eficiente de Energia do curso de Engenharia Elétrica da UFERSA – Mossoró/RN em visita técnica à Usina Termelétrica do Vale do Açu. [Foto: arquivo pessoal/cedida].

Aspectos cruciais, como o tratamento da água durante o processo de cogeração, foram abordados, demonstrando o compromisso ambiental da Petrobras, uma característica inestimável da empresa. Além disso, os alunos puderam visitar o campo de geração de energia solar e a sala de controle a automação da unidade.

Esses aspectos contribuíram significativamente para ampliar o horizonte dos estudantes, proporcionando-lhes diversos contatos com as possibilidades e as tecnologias emergentes na produção de energia elétrica.

Expressamos nossa profunda gratidão à Petrobras por nos proporcionar essa valiosa oportunidade de aprendizado. O apoio e a colaboração de instituições renomadas como a Petrobras desempenham um papel vital no enriquecimento da formação de nossos estudantes, preparando-os para os desafios futuros.

Essa visita técnica não apenas complementou o conhecimento teórico transmitido em sala de aula, mas também incentivou nossos alunos a se dedicarem ainda mais aos estudos e a buscar soluções inovadoras no vasto campo da engenharia elétrica.