Expansão e Comprometimento: IEEE UFERSA Fortalece sua Presença com Novos Capítulos e Grupo de Afinidade

Extensão, Internacionalização, Notícias, Pesquisa 7 de abril de 2024. Visualizações: 32. Última modificação: 07/04/2024 22:16:30

O Ramo Estudantil IEEE da UFERSA expandiu suas atividades, estabelecendo novos capítulos e grupos de afinidade, iniciativas que visam impulsionar carreiras e promover a inovação tecnológica dentro da comunidade acadêmica.

O IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) é a maior organização profissional do mundo, dedicada ao avanço da inovação e da excelência tecnológica em benefício da humanidade. Reconhecido por liderar aproximadamente um terço da leitura técnica mundial em engenharia elétrica, computação e eletrônica.

O IEEE é composto por 39 sociedades técnicas em mais de 10 regiões geográficas. Essas comunidades estão ativamente envolvidas em pesquisas, autoria de publicações, organização de conferências e discussões sobre os tópicos técnicos mais relevantes da atualidade, tanto localmente quanto globalmente.

O Ramo Estudantil é uma forma de representatividade do IEEE dentro das universidades e instituições de ensino, proporcionando aos membros estudantis a oportunidade de se envolverem com a maior organização profissional do mundo e de se beneficiarem de recursos e oportunidades para impulsionar suas carreiras e manter-se atualizados em temas técnicos.

Na UFERSA, campus Mossoró, o Ramo Estudantil IEEE foi oficializado em 07 de outubro de 2020. Atualmente, segue sob direção do Professor Victor de Paula Brandão Aguiar como orientador do projeto e Maria Eduarda dos Santos Freitas como presidente. Em 2021, o Ramo fundou seu primeiro capítulo, o Capítulo Estudantil MTT-S (Microwave Theory and Technology Society), orientado pelo Professor Humberto Dionisio de Andrade, e com Leonardo Oliveira de Sousa como presidente. O MTT é uma comunidade global de cientistas e engenheiros dedicada ao desenvolvimento de tecnologias de Radiofrequência (RF), micro-ondas, ondas milimétricas e THz.

Recentemente, nos dias 20.03.2024 e 26.03.2024, respectivamente, o Ramo Estudantil IEEE UFERSA estabeleceu mais dois grupos: o Grupo de Afinidade WIE (Women in Engineering) e o Capítulo Estudantil PES (Power And Energy Society).

O WIE é um grupo de afinidade do IEEE dedicado à promoção de mulheres engenheiras e ao incentivo de meninas a seguirem carreiras nas áreas de engenharia, ciência, matemática e tecnologia, inspirando e encorajando nos ambientes pré-universitário, universitário e profissional.

A adição da WiE ao Ramo IEEE UFERSA  é pensada e discutida desde o início de 2023, sendo somente no mês de outubro que a professora Samanta Mesquita de Holanda aceitou formalmente o convite de tutoria da atual presidente do Ramo IEEE UFERSA, Maria Eduarda dos Santos Freitas.

A professora Samanta foi escolhida devido a sua visível dedicação e comprometimento, além de ser de uma fonte de inspiração para muitas no meio estudantil e profissional.  Após o período de planejamento e organização, no início de 2024 a petição do WiE foi formalmente realizada e aprovada no dia 20 de Março de 2024.

A PES é o maior fórum mundial para compartilhar os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos na indústria de energia elétrica, desenvolver padrões que orientam o desenvolvimento e construção de equipamentos e sistemas, e educar os membros da indústria e o público em geral.

A professora Melinda foi a primeira pessoa pensada e escolhida para ser a tutora do grupo, devido a sua visão, áreas de interesse, dedicação e comprometimento, além de ser de uma fonte de inspiração para muitas no meio estudantil e profissional. Após o período de planejamento e organização, no início de 2024 a petição do PES foi formalmente realizada e aprovada no dia 26 de Março de 2024.

Com dois capítulos estudantis e um grupo de afinidade em atividade, o Ramo Estudantil IEEE da UFERSA Mossoró está totalmente comprometido em transformar e capacitar jovens profissionais.

SIGA NOS NAS REDES SOCIAIS:

@ieee.ufersa

@ieee.mtts.ufersa

@ieee.wie.ufersa

@ieee.pes.ufersa

Caso tenham interesse em participar e conhecer um pouco mais entrem em contato usando as redes sociais assim ou através do e-mail principal:

ieee.mossoro@ufersa.edu.br