Solidariedade em Ação: Alunos e Professores da UFERSA Lotam o Hemocentro de Mossoró

Extensão, Notícias, Responsabilidade Social, Saúde 3 de abril de 2024. Visualizações: 27. Última modificação: 03/04/2024 18:48:18

Registros da campanha de doção de sangue ao Hemocentro de Mossoró-RN. [Foto: arquivo pessoal/cedida].

Alunos da graduação, em conjunto com professores da UFERSA, promoveram nesta quarta-feira, dia 27/03, um Dia D de doação de sangue no Hemocentro de Mossoró, RN. A realização deste dia especial e solidário se deu em razão da recorrente necessidade de manter bolsas de sangue na unidade. Este período de início de ano, chuvoso e com aumento nos casos de dengue e doenças contagiosas, pede uma atenção redobrada, o Hemocentro acaba ficando em deficit no seu estoque de bolsas, então, por meio de uma campanha de doação, alguns grupos de alunos têm conseguido reunir um constante volume de interessados em apoiar esta causa.

A realização deste Dia D de doação ocorreu com a parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC, os grupos de extensão, Capítulo Estudantil MTT-S UFERSA, Liga Acadêmica de Biotecnologia do Semi-Árido – LABSA e a Turma 7 de Medicina da UFERSA, conseguindo reunir cerca de 40 doadores aptos num só dia, o que é um feito surpreendente e que deve ser repetido mais vezes, não só pela comunidade da UFERSA, mas por outros grupos de alunos, de outras instituições, órgãos e até mesmo a população, por ser uma via de mão dupla para a sociedade, a doação de sangue salva vidas.

Um dos grupos de alunos foi acompanhado pela professora Dra. Cibele dos Santos Borges, que faz parte do Departamento de Biociências da nossa UFERSA e é apoiadora da causa. Ela orientou os alunos sobre o passo a passo da doação e sobre a importância de sua realização, destacando a relevância de se compartilhar para toda a família, amigos e comunidade.

Convidamos quem ainda não realizou sua doação a acompanhar o grupo de doadores do Whatsapp para tirar suas dúvidas e participar do movimento. O comparecimento no Hemocentro é essencial para a manutenção da vida, até aqueles de fora de Mossoró, procurem o Hemocentro mais próximo e acessível e realizem sua doação! Doe sangue, doe vida! 🅰️🅱️🅾️🆎

Links importantes!

Grupo de doadores (Whatsapp): https://chat.whatsapp.com/FzVKwfUVfmG7QZkWT8uxgO

Perfis dos grupos apoiadores (Instagram):
@hemocentromossoro
@labsa.ufersa