Desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da UFERSA o software “ReplaceMOTOR v1.0” é uma solução inovadora que visa otimizar a análise econômica da substituição de motores elétricos na indústria por motores de melhor rendimento.
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em um marco de inovação através do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), obteve recentemente o registro de software junto ao Instituto Nacional de Patentes Industriais (INPI).
O software, intitulado “ReplaceMOTOR v1.0”, foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores do Grupo de Análise e Projetos de Máquinas Elétricas (GAPMaq) da instituição, composta pelo Professor Dr. Victor de Paula Brandão Aguiar e os discentes Thyago Chrystiann da Silva Lopes, Adriano Araújo Gonçalves Júnior e Mário Henrique de Medeiros Filho, todos do curso de Engenharia Elétrica do campus Mossoró.
ReplaceMOTOR v1.0: Uma ferramenta para a eficiência energética na indústria
O ReplaceMOTOR v1.0 é uma solução inovadora que visa otimizar a análise econômica da substituição de motores elétricos na indústria por motores de melhor rendimento. Este software permite não apenas a análise de um único motor, mas também de todo o parque fabril de uma unidade industrial. Baseando-se na técnica de Life Cycle Cost Analysis, amplamente reconhecida pelo NIST (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos), o ReplaceMOTOR v1.0 oferece uma abordagem robusta para avaliação econômica de projetos de eficiência energética e conservação de energia.
Inicialmente criado para uso acadêmico e profissional, o ReplaceMOTOR v1.0 está prestes a entrar em uma nova etapa de desenvolvimento. O professor Victor informou a que a versão 2.0 do programa já está sendo desenvolvida junto aos seus orientando de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) e tem como perspectiva de preparar o software para distribuição comercial.
“O registro do software ReplaceMOTOR v1.0 representa não apenas um marco importante para nossa equipe de pesquisa, mas também uma valiosa contribuição científica para a sociedade. Estamos entusiasmados com o potencial deste software para auxiliar as indústrias na tomada de decisões estratégicas relacionadas à eficiência energética. Este é apenas o começo de nossa jornada, e estamos ansiosos para continuar aprimorando o ReplaceMOTOR e explorar novas oportunidades para sua aplicação.”
Para visualizar o Certificado de Registro de Programa de Computador emitido pelo INPI, clique aqui.
Este registro de software é mais um exemplo do compromisso da UFERSA em promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico, contribuindo assim para o avanço da ciência e da indústria no Brasil.