Destaque da Engenharia Elétrica da UFERSA no VI Festival de Invenção e Criatividade do Semiárido (Fic)

Estudante, Eventos, Extensão 3 de dezembro de 2023. Visualizações: 43. Última modificação: 03/12/2023 11:48:57

Equipe de professores e discentes dos projetos de extensão que participaram da VI Fic na 13ª Feira de Ciências do Semiárido Potiguar. [Foto: arquivo pessoal/cedida]

É com grande entusiasmo que compartilhamos o impactante desempenho dos projetos de extensão do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) no VI Festival de Invenção e Criatividade do Semiárido (Fic).

Professores, discentes da graduação e da pós-gradução em Engenharia Elétrica da UFERSA, recebendo a visita do egresso do curso Eng. Me. Matheus Emanuel Tavares Sousa na Fic 2023.

Este evento, inserido no cenário da 13ª Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, ocorreu nos dias 18 e 19 de outubro de 2023, no Expocenter, em Mossoró-RN. O Fic reuniu mais de 480 trabalhos de inovação e criatividade, provenientes de cerca de 74 municípios da região, constituindo-se como um dos mais expressivos espaços para a exposição e compartilhamento de ideias na área.

Os projetos de extensão da Engenharia Elétrica da UFERSA marcaram presença em um stand dedicado, destacando-se no ambiente vibrante do Fic. Participaram do eventos os seguintes projetos:

• Programa de Ensino Tutorial de Engenharia Elétrica e Mecânica (PET Elétrica e Mecânica)
  • E-Cactus (projeto que tem como objetivo a construção de um carro elétrico para competição na modalidade Fórmula SAE)
  • Projeto de Extensão de Uso Eficiente de Energia da UFERSA (PEUEEU)
  • Capítulo IEEE MTT-S UFERSA (Microwave Theory & Techniques Society – Sociedade de Teoria e Técnicas de Microondas)
  • Ramo Estudantil IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos)
  • TEMPLE (Treinamento Em Módulos e Práticas Laboratoriais de Eletrotécnica)

Além de apresentar os resultados de suas pesquisas, os projetos proporcionaram interações significativas com visitantes, alunos e profissionais interessados nas últimas novidades em engenharia elétrica.

Professora Samanta Holanda, e os integrantes dos projetos de extensão PET, TEMPLE e IEEE UFERSA no stand da Engenharia Elétrica na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia .2023 (SNCT 2023).

“Ao presenciar a efervescência criativa dessas mentes jovens e curiosas, não posso deixar de refletir sobre o impacto significativo que eventos como o Fic têm na vida das crianças e adolescentes da região. O brilho nos olhos ao interagir com as inovações apresentadas pelos projetos de engenharia elétrica é a certeza de que estamos plantando sementes preciosas de inspiração para futuros profissionais e pensadores.”, declarou a professora Samanta Holanda (vice-coordenadora do curso de engenharia Elétrica do campus Mossoró).

A participação ativa no Fic reforça o compromisso do curso de Engenharia Elétrica da UFERSA em promover o desenvolvimento tecnológico, científico e social na região do Semiárido Potiguar. Os projetos não apenas demonstraram a excelência acadêmica, mas também evidenciaram a capacidade de nossa instituição em gerar impacto positivo e relevante na comunidade.

Parabenizamos todos os envolvidos nos projetos de extensão da Engenharia Elétrica da UFERSA pelo empenho e dedicação na representação de nossa instituição no VI Festival de Invenção e Criatividade do Semiárido. Este evento não apenas celebrou a inovação, mas também reafirmou a importância da UFERSA como um hub de conhecimento e criatividade na região.

Agradecemos a todos que contribuíram para o sucesso dessa participação e ansiamos por futuras oportunidades de destacar a excelência de nossa comunidade acadêmica.